CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO E DE PRÁTICAS ESCOLARES

1. Missão: Promover Educação de qualidade para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), tendo em vista respeito à diversidade e a valorização do potencial humano por meio de modelo educacional transdisciplinar especializado incluindo família, comunidade e sociedade.

2. Visão: Ser reconhecida como referência nacional em Educação da pessoa com TEA.

3. Valores: Ser ético e profissional; tratar a todos com amor e Respeito; desenvolver as tarefas com responsabilidade e comprometimento; transformar adversidades em oportunidades.

OBJETIVOS GERAIS

1. Assegurar o desenvolvimento de ações integradas que garantam a todas os alunos com TEA o máximo desenvolvimento de suas potencialidades para que alcancem autonomia, independência e boa qualidade de vida, apoiando-os até atingir a autogestão e autodefesa em sua vida pessoal e social.

2. Desenvolver ações educacionais para o desenvolvimento das aprendizagens relacionadas ao conhecimento acadêmico e autocuidado permeadas por atividades lúdicas, na perspectiva do direito da criança quanto às questões relacionadas à sua saúde, higiene, alimentação, segurança, desenvolvimento e aprendizagem

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ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

a) Ciclo Sequencial Funcional I no qual contempla alunos da faixa etária de 6 a 8 anos;

b) Ciclo Sequencial Funcional II, formado por alunos de 9 anos ou mais.
Educar, ensinar e instruir para a vida prática, proporcionando o desenvolvimento de comportamento e atitude adequada para o convívio social, oportunizando a vivência de tarefas do cotidiano no ambiente escolar, denominadas AVDS (atividades da Vida diária) e AVPS (atividades da Vida Prática);

Programação baseada em: uso e funções da linguagem; formas de comunicação; interação social; raciocínio lógico e matemático; e motricidade; como forma de desenvolver a criança como um todo nos seus aspectos: físico, motor, social, afetivo e cognitivo.


PROJETOS ESPECIAIS

Estimulação da Aprendizagem: acelera o desenvolvimento global, onde são trabalhadas as áreas cognitiva, motora, linguagem, sócio emocional e autocuidado estimulando os movimentos e favorecendo o desenvolvimento em diversas áreas da aprendizagem a respeito da individualidade.

Estimulação Essencial: tem como objetivo o desenvolvimento integral dos aspectos físicos, psicológicos, sociais e culturais por meio de diferentes exercícios sensoriais que ampliam os aspectos emocionais, proporcionam a sensação de segurança e prazer, estimulam as habilidades cognitivas através do lúdico para facilitar a aprendizagem e exploram atividades que desenvolvem a curiosidade e a imaginação.

AVALIAÇÃO

Observa as habilidades intelectuais, o comportamento adaptativo, a participação, interação e papeis sociais, a saúde e os contextos sociais.